Santa Cruz Cabrália está reativando o Conselho de Turismo contando com a parceria do Sebrae e convidou o trade de turismo para juntos pensar no futuro. Contando com profissionais do Sebrae (Fabricio Amaral, Consultor Especializado em Políticas Públicas e Ana Paula Almeida, Coordenadora Estadual de Turismo) o encontro de políticas públicas no turismo aconteceu no Hotel Baia Cabrália onde o Secretário de Turismo Guto Jones reafirmou a importância de organizar e regulamentar o Conselho Municipal de Turismo e o Fundo Municipal de Turismo.  Segundo o Secretário “através do Conselho vamos pensar juntos no turismo de Cabrália. Nada posso fazer antes de ter um planejamento estratégico das necessidades do trade.”

O Secretário também informou que, desde o início da gestão do Prefeito Agnelo Junior, todos os recursos advindos dos pagamentos das taxas de embarque para passeios de escunas e chalanas estão sendo depositados na conta bancária exclusiva do Fundo de Turismo e a decisão de como e onde utilizar virá através do Conselho. Para a Coordenadora Estadual de Turismo do Sebrae, “esta é uma oportunidade única para revitalização do Conselho. São raras as cidades que possuem recursos próprios no Fundo de Turismo, podendo escolher como administrar”.

Este primeiro encontro serviu para um reconhecimento do interesse participativo da sociedade civil e causou ótima impressão a adesão através de representantes da hotelaria, pousadas, chalanas e escunas, restaurantes, barracas e receptivo. O próximo passo será o estudo detalhado do regulamento e da lei que criou o Conselho e o Fundo, que será feito por Fabricio Amaral.  As últimas ações do Conselho aconteceram em 2007 quando a Secretaria tinha como titular Amale Abou Jokh.

Pelo Sebrae ainda participaram do encontro o Gerente Regional Alex Silva de Brito e Taisa Cancela Santos; de Vila de Santo André estavam Victor Salcedo  (Resort Costa Brasilis), Gildinei da Hora de Souza (Hotel Campo Bahia), Anete Caldas de Souza (Katz Eng e Coconut) e Léa Penteado (Associação Pro Cultura e Turismo Santo André-Bahia) e ainda Carlos Costa (Associação Cais), Maria Emília (Associação Amapol), Regina Espirito Santo (Pousada da Reg – Guaiu), Geovani de Jesus Silva (Coletivo Cultural Guaiu), Andréa Guiducci (Cabana Recanto do Sossego), Nilvaldo Dias Ferreira (Hotel Areia do Atlântico), Patrícia Correia (Hotel Areia do Atlântico), Marcos Magalhaes e Bruno Estrela (Associação Naval de Cabrália).