PROJETO MARÉ, E O FUTURO DAS TARTARUGAS

 

O Projeto Maré realizou no mês de setembro dois Módulos da Capacitação de Jovens de Santo André e região/ Bahia, para Atuação em Monitoramento das Tartarugas Marinhas e Educação Ambiental. Com a participação e apoio do Secretário do Meio Ambiente Euclides Senna, do biólogo Odair Schneider, do monitor Vevé Freitas e Mônica Paoletti, o PROJETO MARÉ iniciou mais uma ação teórico-prática de educação ambiental, preparatória para a Habilitação dos Jovens em Ações de Preservação das Tartarugas Marinhas e Ecossistema.

 

WhatsApp Image 2017 09 07 at 08.59.45

“Muita energia do bem envolvida em formar um grupo de jovens com o ideal de preservar a natureza e proteger as tartarugas marinhas de nossa região. Criar uma nova consciência ambiental”, assim Monica Paoletti, idealizadora do projeto, comenta a iniciativa que visa selecionar 3 jovens para atuarem de forma remunerada, no monitoramento e educação ambiental da comunidade e turistas nos meses de alta estação e desovas  dezembro, janeiro, fevereiro). “Cuidar de nossas praias para que daqui 20, 30 anos a tartaruguinha que nascer hoje possa voltar e encontrar a praia preservada para desovar”, complementa a ativista.

 

Nestes módulos os jovens já começaram a desenvolver um pequeno projeto ambiental em sua praia de origem, e os temas escolhidos foram, lixo na praia, levantamento das condições da restinga e sinalização, plano de orientação ambiental a moradores e turistas, educação ambiental para crianças e registro de tartarugas mortas. 

 

WhatsApp Image 2017 09 07 at 08.59.55

 

O Projeto Maré existe desde 2010 e realiza o monitoramento diário que consiste na identificação e cercamento de ninhos de tartarugas marinhas, registro visual do número de nascimento de filhotes para protege-los de ações antrópicas, bem como promove e realiza ações de educação ambiental e comunicação para a comunidade e turistas, comércio local e setor hoteleiro.  

Os jovens em fase de capacitação são Camila Visigalli, Mattia Visigalli, Andreia Guerra, Valeria,  Milena Freitas de Vila de Santo André; Iago Alcântara, de Santo Antônio, e Marcos Paulo e Leonardo Meireles, de Cabrália

Mais informações com Monica Paoletti (11) 9 9999 9376 (tel e whatsapp)

fShare
1
Pin It