40398655 1575806225899336 155686014654873600 n

No último 22 de agosto para celebrar o Dia do Folclore as ruas do povoado foram tomadas por um cortejo de crianças e jovens do Centro de Convivência e Cultura de Santo André, somados aos alunos da escola municipal. Os instrumentos musicais e os estandartes foram construídos durante uma semana nas oficinas criadas especialmente para celebrar a data.

Este ano os alunos da Escola Municipal foram convidados a participar, como também o professor de capoeira Pinguim trazendo a roda de maculele. A coordenadora do Centro, Jimena Alvares, tem trabalhado na leitura e interpretações de contos de orixás e temas afros, e estas informações foram ttrazidas para as oficinas. As fantasias utilizadas foram aproveitadas do ano passado e novos elementos foram somados, como os sacis e as sereias.

O evento acontece pelo 3o ano consecutivo, aos poucos vai se transformando em uma tradição cultural e com forte apelo turístico. Foi criado um pequeno museu do folclore no Centro, envolvendo ainda mais as crianças e jovens com este conhecimento. As fotos que registraram o evento foram feitas por alunos com idades entre 8 e 12 anos que participam do curso de Cultura Digital da ONG. O CCC recebe doações particulares e recursosdo Secult – Secretaria de Cultura da Bahia, por ser Ponto de Cultura.