museudascade belzanin 

Belmonte, cidade histórica distante 50kms de Vila de Santo André, recebeu no início de novembro uma preciosidade para os admiradores do design brasileiro. Foi inaugurado o Museu das Cadeiras Brasileiras, reunindo peças de icônicos mestres do design. A organização da mostra foi feita por Christian Larsen, curador do The Metropolitan Museum of Art (MET), de Nova York, e este se tornou o primeiro museu do gênero no Brasil.

 

O projeto é do designer Zanini de Zanine, que escolheu a cidade baiana por ser o local de nascimento do seu pai, o arquiteto José Zanine (Belmonte, 1919 — Vitória, 20 de dezembro de 2001). No próximo ano, quando será celebrado o centenário de nascimento do arquiteto, será inaugurado o Museu Zanine com o propósito de reconhecer e salientar a importância do trabalho do maquetista, arquiteto, paisagista, artista cerâmico, professor e também escultor, Zanine Caldas. Ele foi o designer responsável por renovar o mobiliário nos anos 50 e é conhecido mundialmente pela utilização da madeira laminada, linhas sinuosas marcantes e cores vivas em suas obras.

Zanini de Zanine Foto Fernando Rezende divulgacao 8986f02d7c

Zanine de Zanine, em foto de Fernando Rezende

 

O museu conta com um acervo de mais de 60 cadeiras com assinaturas de artistas como Irmãos Campana, Aida Boal, Joaquim Tenreiro, Carol Gay, Claudia Moreira Salles, Domingos Totora, Estevão Toledo, Etel Carmona, Fernando Mendes, Flávio Franco, Gustavo Bittencourt, Hugo França, José Zanine Caldas, Leo Capote, Lina Bo Bardi, Mauricio Azeredo, Paulo Alves, Rodrigo Calixto, Rodrigo Ohtake, Ronald Sasson, Ricardo Graham, Gustavo Dias, Scapinelli, Sérgio Rodrigues, entre outros. 

 

Segundo Zanini de Zanine a ideia é transformar o espaço num centro de referência para estudantes e profissionais de arquitetura e design, além de endereço da produção do design brasileiro. “Estamos treinando os monitores e desenvolvendo uma grade de cursos e residências artísticas com o objetivo de fomentar a produção do nosso design”, justifica. O Museu das Cadeiras Brasileiras é uma parceria entre a empresa KATZ Engenharia, Família Zanine e Prefeitura Municipal de Belmonte com o objetivo de transformar a cidade em um polo embrionário de cultura, design e arquitetura.

 

Serviço : Aberto de Quarta a Sexta de 9 às 12hs, e de 14 às 17hs

Sábados e Domingos visitas agendadas

Tel (73) 99811 4261- 98107 1102

Av. Marechal de Deodoro, 15 - Belmonte

 

cadeiras foto 4 650x858

Arquitetos e designers na inauguração do Museu das Cadeiras Brasileiras