WhatsApp Image 2019 03 15 at 13.53.51

 tdg images blog uploads 2017 07 shutterstock 375989962 300x200

 

A comida indiana é uma das mais exportadas do mundo, popular por conta de seus temperos especiais e sabores exóticos, apesar de ser caracterizada por muita diversidade, tem algumas tendências gerais na maioria das culinárias indianas. Tudo na culinária da Índia é pensado para atingir várias sensações do seu paladar, além de ser reconhecida facilmente por causa do aroma marcante. Num país com 1.3 bilhão de habitantes, grande extensão territorial, várias religiões e influências de colonizadores, o que não falta é diversidade de ingredientes e receitas. Ou seja, para cada região do país, os indianos têm uma receita específica, um tempero especial ou até um nome diferente para a mesma coisa.

E estes sabores estarão no cardápio preparado por Gabriela Marques de Souza Araújo, do Restaurante Alecrim, especialmente para ser degustado dia 23 de março após a apresentação do ator João Signorelli no monólogo “Gandhi, um líder servidor – a ética inspiradora” no Espaço Aldeia Tangerina.   

Reservas para jantar através do telefone 73 9992-1205 (lugares limitados) valor R$ 50,00. Ingressos para o espetáculo R$20,00, venda no local.

 

CARDÁPIO

 

Entrada:

Kakri Raita -  A leve e refrescante salada de pepino com iogurte, chapati e chutney* de abacaxi

*Chapati, é um pão sem fermentação feito na chapa.

*Chutney, também conhecido como chetnim, chatni ou catni  é um condimento de paladar agridoce, picante (forte ou suave), ou ainda uma mistura dos dois, que pode ser feito com vários tipos de frutas e legumes.

 

Prato principal:

Jinga Pula - arroz com especiarias acompanhado de Curry* de legumes e Dahl* lentilhas no coco.

O arroz é um alimento fundamental em quase toda a Índia, possui uma diversidade considerável, com características individuais no sabor, aroma e textura. O arroz mais conhecido fora da Índia é basmati . Ideal na elaboração de muitos pratos indianos, é proveniente dos pés do Himalaia e seus grãos são pequenos, mas bem longos e tem um aroma especial - bastante adocicado e agradável. Alguns livros se referem à um aroma de nozes. Tem como característica principal reter a umidade sem que fiquem grudados. A tradução literal de seu nome significa "rainhas das fragrâncias" .

   

*Curry - Aromático, apimentado (às vezes até demais) e de personalidade “exótica”, a raiz está na palavra “kari”, que vem do tamil, idioma falado no Sul da Índia, e se refere a um molho bem temperado. Em suas origens, tinha diversas especiarias (canela, cravo, cardamomo) e não tinha tanta pimenta – ingrediente do Novo Mundo que foi levado à Ásia pelos portugueses a partir do século 16. Foi a pimenta, porém, que tornou o prato popular na região: o sabor bem ardido ajudava a esconder o sabor de carnes e ingredientes que já não estavam em sua melhor forma.  

*Dahl - feito com leguminosas, sendo a mais comum, a lentilha, é uma das principais fontes de proteínas da cozinha indiana vegetariana. O nome tem origem no cesto que é usado para transportar os cereais sobre a cabeça na Índia. Como outros pratos indianos, o sabor acentuado de especiarias está presente. 

 

Sobremesa

Gajar ka halwa também conhecido como gajrela, é muito popular em toda a Índia é usada em muitos festivais. E um pudim feito de cenoura com ghee, açúcar mascavo, leite, cardamomos e pistache.