WhatsApp Image 2019 05 24 at 18.34.14

Taisa Cancela, Gestora do Projeto de Turismo do Sebrae e Edgard Bello.

 

Estão rendendo bons resultados os encontros do Conselho de Turismo realizados pela Secretaria Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Santa Cruz Cabrália com o trade turístico da cidade. O Restaurante e Pousada Victor Hugo, de Edgard Bello em Vila de Santo André, saiu da reunião certo de que o “Programa Investe Turismo”, uma parceria entre o SEBRAE, a EMBRATUR e o Ministério do Turismo, poderia trazer novas ferramentas ao seu empreendimento. O “Investe Turismo”, até dezembro de 2019 contemplará 154 municípios de 24 Estados, envolvendo recursos de, aproximadamente, R$200.000.000,00, e selecionou 5 municípios na Bahia onde serão investidos R$2.800.000,00, para serem utilizados em ações e programas, distribuídos entre Salvador, Mata de São João, Cairu, Porto Seguro e Cabrália.  

debora edgard

Debora Peixoto e Edgard Bello

 

Em dezenas de opções de consultoria oferecidas pelo Sebrae para este programa que tem parceria com a Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Cabrália, algumas são gratuitas, outras com valores bem reduzidos e descontos sedutores. Foi deste menu que Edgard Bello selecionou duas ações para o seu empreendimento: ‘Melhoria de Processos de Cozinha com Redução de Desperdício’ e ‘’Marketing’’, que envolve a criação de um novo site, planejamento e promoções de redes sociais. Paulistano, há um ano à frente da pousada, além de gerir o empreendimento com a consolidada marca Pousada Victor Hugo há mais de 25 anos no mercado com excelentes referencias, traz também a experiência como executivo de grandes empresas e reconhece o quanto é importante desenvolver parcerias com o Sebrae, principalmente para quem está iniciando em um novo segmento. 

 

Para Patricia MartinsSecretária de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, "ações de ordenamento, capacitação em gestão e promoção são fundamentais para o incremento de uma atividade econômica como a atividade turística. Com a conquista do projeto "Investe Turismo" para Santa Cruz Cabrália e o desenvolvimento de ações nesses setores, certamente a competitividade do destino aumenta e os resultados econômicos e financeiros serão uma realidade para os envolvidos. Ganha Santa Cruz Cabrália e ganham os empresários!"

 

Edgard Bello comenta que neste primeiro ano vivendo no sul da Bahia passou por um processo de aprendizado e reconhecimento do destino. Com um restaurante aberto todos os dias que oferece serviço gastronômico de praia, “a la carte” e pizzaria à noite, por considerar-se perfeccionista concluiu que neste ano recebeu muitos elogios dos clientes, mas acredita que dá para melhorar.

“Sou atento ao produto que entrego e muito preocupado com os bastidores da cozinha, para que haja armazenamento adequado, temperatura, refrigeração, qualidade dos produtos. Sempre há como fazer melhor e acredito que com apoio técnico iremos refinar o nosso atendimento e aperfeiçoar a equipe. ”  

 

Em um ano Edgard criou junto com o chef dois cardápios, um ao assumir a pousada/restaurante e outro para o verão. Agora é tempo de análise e pensar em ofertas para outono inverno, meia estação, até o verão chegar com o grande movimento de turistas muitas novidades.

 

A primeira etapa da parceria com o Sebrae começou esta semana com a visita da gastrônoma Debora Peixoto, da Único Consultoria e Projetos, de Salvador, para implantar o programa “Melhorias de Processos de Cozinha com Redução de Desperdício”. Uma análise profunda está sendo feita da cozinha, envolvendo equipamentos, armazenamento de produtos, até a área de recursos humanos e comportamental da equipe. Ao todo serão 5 visitas, algumas por períodos maiores, para acompanhar o dia a dia da operação da cozinha e fazer o diagnóstico. Com fotos e levantamento de dados, a consultora irá apresentar ao empresário o que pode ser feito para melhorar a gestão.

 

Além do diagnóstico serão entregues as fichas técnicas de dois pratos, uma ferramenta muito importante que serve como parâmetro de controle de fluxo de mercadorias requisitadas e consumidas. Segundo Debora, um dos maiores erros na elaboração da ficha técnica de um prato é não traduzir a realidade vivida dentro do restaurante.

 

“Através do acompanhamento da consultoria, a primeira coisa a ser realizada será uma ficha técnica associada ao contexto real do preparo (receitas) e da operação do restaurante, fundamentais para a padronização e execução do que é oferecido ao cliente, assim como análise de constituição do preço”, afirma.

 

As fichas técnicas proporcionam informações para: quantificar e controlar a qualidade dos processos; obter custos de produção; realizar projeções de compras; garantir a padronização; comparar movimentação de mercadorias em estoque; auxiliar a formação de preços, envolvendo diretamente as vendas e uma melhor lucratividade.

 

Debora é Consultora em A&B, formação em Hotelaria e Bacharel em Gastronomia pela Universidade Federal da Bahia, Sommelier e Gestora de Negócios. Possui experiência profissional na área de Produção de Eventos em Geral e Consultoria em negócios de alimentação e hotelaria, desde o conceito, implantação até a reestruturação de: Hotéis, Restaurantes, Pizzarias, segmento de Alimentação fora do lar, Montagem de Cardápio e Estilista de Alimentos. A Único Consultoria da qual é associada, atende também nas áreas de arquitetura, Engenharia, Medicina do Trabalho, Segurança do Trabalho, Nutrição, Direito e Gestão Ambiental.  

 

Enquanto o processo da cozinha acontece, começará a operação Marketing a ser desenvolvida por uma empresa de Porto Seguro. E em poucos meses, Edgard Bello poderá colher os resultados das importantes implementações que está realizando na gestão do Restaurante e Pousada Victor Hugo. 

VictorHugo