festivalePq

festivale lancamentocartas00001

Foto : Belmontenews

 

Belmonte, cidade vizinha a Cabrália, seguindo litoral norte distante apenas 50kms de Santo André em estrada de asfalto, vai receber no mês de julho o 36º FESTIVALE (Festival da Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha) com o tema “Dos Vales ao Mar” de 21 a 27 de julho. É a primeira vez que este festival sai de terras mineiras e chega na Bahia, exatamente no local aonde o rio que inspira sua arte desagua, no Atlântico.  

 

Criado em 1980,  se consolidou como o maior festival cultural popular do Vale do Jequitinhonha e espera-se em Belmonte um público com mais de 10.000 pessoas por dia de evento. Além dos shows com artistas regionais e nacionais, estarão disponíveis oficinas culturais, artesanato, fotografia, culinária e teatro. 

 

O evento acontece numa parceria da Prefeitura Municipal de Belmonte e a Federação das Entidades Artísticas e Culturais do Vale do Jequitinhonha (FECAJE), com empenho do Prefeito Janival Borges e do Secretário de Cutura e Turismo Herculano Assis. Aproveitando a visita esta semana para o lançamento do cartaz do festival, Diretoria Executiva do FECAJE, realizou uma reunião de planejamento estratégico e efetuou visitas técnicas aos locais onde acontecerão a Noite Literária, Festival de Canção, Mostra de Teatro, shows, oficinas, artesanato e a junção das culturas do Jequitinhonha mineiro e baiano.

festivale