32158546 2018030225182363 7941326446482423808 n

Um presente chegou para os que estão empenhados em fortalecer Santa Cruz Cabrália como um destino de turismo reconhecido não apenas entre os viajantes, mas nos órgãos oficiais de onde virão implementos e desenvolvimento para a cidade. O Ministério do Turismo por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT, concedeu à Santa Cruz Cabrália o certificado de sua integração ao Mapa do Turismo Brasileiro - 2019-2021, e teve o Conselho Municipal de Turismo reconhecido.  

 pq certificado conselho

Não apenas diplomas para enfeitar as paredes da secretaria, mas o resultado de um trabalho que começou na gestão do prefeito Agnelo Santos através da reativação do Conselho de Turismo em 2017 com o Secretário Guto Jones, seguido do processo de consolidação com a Secretária Patrícia Martins, frente a gestão nos últimos 16 meses. Com consultoria de Gilney Lopes, numa parceria com o Sebrae, o Conselho formado por representantes do trade, da sociedade civil e secretários municipais, nestes quase 3 anos desenvolveu um belo trabalho.   

5dc44f4a 06ea 44b1 9fae 274a58303ede

Apesar da atividade turística no município não ter sido vista nos últimos anos como uma atividade econômica, foi definido em consenso com Patrícia Martins e o Conselho, que a prioridade seria criar um ambiente necessário e relevante para que políticas públicas voltadas para o fomento e incremento da atividade econômica do turismo fossem implementadas. Estas políticas públicas teriam que ser rebatidas das gestões federal e estadual, e assim ter ressonância no município, para que o processo se desenvolvesse com bases sólidas. O resultado desta prioridade com o ordenamento da atividade turística está retratado no trabalho feito para a inserção do município no mapa turístico brasileiro. Importante entender que não se trata de um mapa físico ou geográfico, mas sim um sistema de gestão da atividade, criado pelo Ministério do Turismo aonde são categorizados os municípios, fazendo com que o ministério tenha possibilidade de tomar as decisões sobre o que é necessário para cada cidade e região. O resultado do ordenamento da atividade turística no município foi assertivo, pois Santa Cruz Cabrália passou da categoria D para B, onde encontram-se 167 municípios.

 

Dentro da visão estratégica construída no Conselho de Turismo está a permitir a criação de políticas públicas, conceder ao município um ambiente favorável para serem desenvolvidas e, através disso, fazer com que aqueles que consomem turismo, vendem destinos e outros mais parceiros pudessem perceber a diferenciação em Santa Cruz Cabrália”, comenta Patrícia Martins. 

A notícia destes certificados causou impacto positivo aos integrantes do Conselho de Turismo. Para Nanci Costa, gerente do Senac, “esse resultado é fruto de trabalho e comprometimento de todos os envolvidos”, enquanto para Taisa Cancela Santos, do Sebrae, “através do Programa Investe Turismo Bahia Costa do Descobrimento estamos com uma consultoria de fortalecimento da governança em Santa Cruz Cabrália e já temos bons resultados.  Conselho estruturado e reconhecido.” O presidente do Sindicato dos Guias de Turismo, Daniel Isidoro, parabenizou o Conselho e “Patrícia Martins que em quanto secretária se doou muito para receber esse certificado”. Gilney Lopes, consultor do Sebrae que transmitiu a notícia, foi enfático: “Parabéns ao Conselho Municipal de Turismo pela competência e por um trabalho exemplar. ” Para a vice-presidente do Conselho de Turismo, Léa Penteado, “valeram as nossas tantas reuniões, insistindo em ter quórum, debatendo o que nem sabíamos aonde chegar, e o resultado estamos colhendo... Obrigada Patrícia Martins, conselheiros, e todos os que acreditam no turismo como indústria próspera para a cidade. ” 

Atualmente a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Santa Cruz Cabrália é gerida interinamente pelo Secretário de Meio Ambiente Jair Sisan. Patrícia Martins assumiu a Superintendência de Turismo de Porto Seguro. Vale salientar alguns projetos desenvolvidos nos últimos meses, incluindo a construção da marca turística da cidade.  

 

  • Co-realização Festival da Lagosta 2018 /2019
  • Chancela para Captação World Wellness Weekend
  • Captação apoio e consultoria SEBRAE 2018
  • Captação Cabrália Empreendedora com SEBRAE e Governo do estado- pastas beneficiadas – Educação, Social, Administração, Finanças e Agricultura
  • Captação apoio e Consultoria SEBRAE 2019
  • Inserção no Programa Investe Turismo do Governo Federal
  • Elaboração do Plano de Trabalho do Investe Turismo
  • Captação e estruturação de 5 oficinas junto ao SEBRAE para o trade turístico para 2019 (duas já realizadas)
  • Reativação e Presidência da Câmara Setorial Turística
  • Processo de Atualização do Sistema de Informações Turísticas do Governo Federal / Mapa do Turismo
  • Captação apoio Festival da Lagosta Junto a SEBRAE / Investe Turismo
  • Captação de apoio ao Festival da Lagosta junto ao Senac
  • Captação de espaço promocional no Show Tour junto ao SEBRAE / ABIH
  • Captação da estruturação do Primeiro Site Turístico de Cabrália (em estruturação)
  • Chancela da Câmara Setorial para Proposição de Sinalização Turística