WhatsApp Image 2019 10 29 at 11.30.20

Foram 523 quilos de lagosta consumidos em 21 restaurantes durante 9 dias ! Este é o resultado do 4o Festival da Lagosta da Costa do Descobrimento que aconteceu em Santa Cruz Cabralia. 

Na ultima segunda-feira (28/10/19) aconteceu no Gino Gastronomia Praia, a cerimônia de premiação e encerramento do festival que foi realizado pela Penteado Produções sob chancela do Conselho Municipal de Turismo, correalização do SEBRAE (através do programa Investe Turismo) e SENAC, com apoio da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, Katz Construtora e Revista Bacana.

Entre os dias 11 e 20 de outubro, 21 estabelecimentos receberam clientes de todos os cantos para celebrar a diversidade de sabores da gastronomia da região. Foram 532 quilos de lagosta consumidos durante o festival, haja lagostices! Falando neste termo adotado de forma bem-sucedida nas redes sociais, o Instagram @festivaldalagostacabralia teve um alcance marcante em seus stories e feed.

A jornalista Lea Penteado, fez um balanço sobre a importância do festival no estreitamento de laços e na promoção do destino: “[...] tenho muito a agradecer aos 21 participantes. Vocês deram um show de criatividade, talento e sabores. ” O festival nascido na pequena Sto André pode se tornar um importante elo de união da Costa do Descobrimento”.

Os estabelecimentos participantes também compartilharam seus agradecimentos: o chef Michele Morselli (Recanto do Sossego) e a Silvia Bispo (Restaurante Orquídeas) parabenizaram organizadores e participantes, a chef Francesca (Trigo Restaurante) destacou a beleza do festival, Marta Cavali (Paralelo 16) acrescentou “[...] foi ótimo receber amigos, clientes. Agradeço a todos que participaram com seu trabalho e deram glamour a esse evento, Agência 4, SEBRAE, SENAC e patrocinadores, principalmente à Lea Penteado que merece aplausos por tudo”.

Nanci Costa, gerente regional do SENAC, fez o seu agradecimento a todos que contribuíram direta e indiretamente para a realização do festival e ressaltou o protagonismo dos empresários e empreendedores. Alex Brito, gerente regional do SEBRAE, destacou a importância de celebrar os resultados desta edição além de enfatizar sua satisfação em ter o SEBRAE no apoio de quatro festivais gastronômicos na região.

Os grandes vencedores da 4ª edição foram:

 

Melhor Prato:

1º Lugar - Maroca Praia

LeaPenteado MartaPinto Miriam TaisaCancela NanciCosta

Léa Penteado, Marta Pinto, Miriam, Taisa Cancela e Nanci Costa

 

2o Lugar : Pousada Corsário 

LeaPenteado AmaraiAlvaresElFloridita

Léa Penteado e Amarai Alvares

 

3º Lugar - Pousada Victor Hugo

LeaPenteado EdgardBello TaisaCancela

Léa Penteado, Edgard Bello e Taisa Cancela 

 

Melhor Atendimento:

1º Lugar - Maroca Praia e Gino Gastronomia

LeaPenteado LuigiRottuno MartaPinto TaisaCancela NanciCosta AlexBrito

Léa Penteado, Luigi Rotuno (Gino), Marta Pinto (Maroca), Taisa Cancela, Nancia Costa e Alex Brito.

 


2º Lugar - Pousada Victor Hugo

 

Melhor Garçom:

             Rodrigo – Gino Gastronomia

LuigiRottuno Rodrigogarçon RenataRighi TaisaCancela

Luigi Rottuno, Rodrigo, garçom premiado, Renata Righi e Taisa Cancela

 

O troféu Mais Lagosta foi para a Cabana A Praia Branca, no Mutá, que vendeu 96 quilos do crustáceo em 9 dias !

LeaPenteado AndrePraiaBranca TaisaCancela

 

Marta Pinto (Maroca Praia), ganhadora do festival, compartilhou sua história de amor pela gastronomia e expressou gratidão a sua equipe. A cerimônia de premiação também contou com a presença de autoridades dos municípios de Cabrália e Porto Seguro.

A Prefeita de Porto Seguro Claudia Oliveira e o Secretário de Turismo de Cabrália, Marcel Kemps, representando o prefeito Agnelo Junior, prestigiaram o evento e fortaleceram o elo para que a edição de 2020 possa ser um trabalho conjunto entre os dois municípios. “O festival nascido na pequena Sto André pode se tornar um evento de união da Costa do Descobrimento, independente de partidarismo, objetivando a promoção e o turismo da região”, pontuou Léa Penteado que já acena com a possibilidade do próximo ano o festival acontecer antes de outubro para atender à solicitação dos empresários que encontrarão lagostas com melhor preço.

LeaPenteado MarcelKemp ClaudiaOliveira

Léa Penteado com o Secretário de Turismo de Cabrália Marcel Kemps e a Prefeita de Porto Seguro Claudia Oliveira.

 

Em clima de confraternização, os presentes na cerimônia puderam celebrar o encerramento de um festival de sucesso na região onde a lagosta foi protagonista através de receitas sofisticadas em técnicas e texturas que encantaram os clientes e promoveram o destino Santa Cruz Cabrália.

Fotos : Claudia Schembri