joias da terra 19

 78996046 442846336378440 37333878666428416 n

Lara Mascarenhas nasceu em Salvador, ainda pequena foi com a família morar no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, aonde cresceu numa fazenda e começou a brincar com barro.  

“Fazia muitos brinquedos de barro, bonecas, casinhas e bichos, que minha mãe queimava no forno do fogão a lenha. Tive uma infância muito rica de liberdade pra criar, pra deitar no chão olhando a forma das nuvens, horas sozinha no meio do nada ouvindo os passarinhos, enfim.."

E nesse encantamento fazia colares e pulseiras para se enfeitar. Na adolescência ja montava e vendia bijuterias de miçangas, depois trabalhou com pedras e metal banhado em ouro e prata, mas aos 19 anos de idade, morando no Vale do Jequitinhonha, queria criar suas próprias joias sem utilizar peças prontas, e foi aí que o barro voltou às suas mãos.  

Professora pós-graduada em História, sem formação acadêmica em Arte, em 2008 voltou para a Bahia e se encantou pelo Guaiú, um bairro na orla norte de Cabrália, onde dá aulas e desenvolveu o projeto de Joias da Terra. Em 2014 recebeu o Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios, categoria microempreendedora individual, pelo Estado da Bahia, com a marca Joias da Terra, biojóias de cerâmica feitas à mão uma a uma, na pontinha dos dedos, com design único e exclusivo.

Em momentos de aumento da demanda, chamo aquelas pessoas que já trabalharam comigo várias outras vezes, mulheres da comunidade que eu ensinei a fazer determinadas pecinhas com o barro, e a montar alguns modelos de colares e pulseiras.  Todas trabalham em casa. Elas gostam muito desse trabalho e sentem orgulho da beleza das peças.  Falam com muita alegria sobre o prazer de trabalhar com a cerâmica”.

Lara diz que vive e respira cerâmica, uma arte apaixonante. Seus produtos estão expostos na loja Joias da Terra no mesmo local aonde reside e é seu atelier (rua Vieira Santos, s/no, em frente ao farol), e em alguns locais na região como a papelaria Rabisco de Cor. Em São Paulo, tem produtos em duas lojas do interior, Jaboticabal (Sitio S.A) e Sorocaba (Terra Dourada). Grande parte das vendas faz pela internet e tem também colaboradoras que revendem o produto na Serra do Cipó, BH, Campo Grande, MS e São Paulo, SP.  

“Meu sonho é levar meu trabalho com as Joias da Terra à muitas mulheres pelo mundo, porque me alegra, me emociona ver como elas se sentem usando as bi joias de cerâmica, que são  minha expressão artística , minha essência.” 

 

joias da terra 1  joias da terra 2  joias da terra 3

 

joias da terra 4  joias da terra 6   joias da terra 7

 

joias da terra 8  joias da terra 10  joias da terra 11

 

joias da terra 13    joias da terra 14  joias da terra 20