Uberto Molo Livro Os Três Cavaleiros do Apocalipse Editora Labrador

Sempre discreto, Uberto Molo andava tranquilamente pelas ruas de Santo André e provavelmente muitos que cruzassem por ele desconhecessem os seus feitos. Ele fez a diferença na região quando, de forma pioneira e visionária, construiu há 15 anos o Resort Costa Brasilis. Em um povoado até então pouco conhecido, com algumas pequenas pousadas, ele ousou ao construir um hotel numa área de 50mil m2 à beira mar com 122 apartamentos. O Costa Brasilis trouxe desenvolvimento turístico e econômico ao povoado contribuindo para a promoção da região. Recentemente o Costa Brasilis, empresa do Grupo Samadhi pertencente a Molo e sua família, foi adquirido pelo grupo que detém o Campo Bahia Hotel Vilas Spa. Como empreendedor em turismo, iniciou em Paraty com a Pousada Corsário, ampliando a marca para Búzios e em Vila de Santo André. 

Uberto Molo nasceu em 1946, em Turim, na Itália. Durante sua juventude rebelde, preferia a boemia dos bairros de artistas, enquanto paralelamente frequentava a universidade. Interessou-se por Fotografia, que o trouxe ao Brasil pela primeira vez em 1964 para fotografar cidades e natureza. Voltou somente em 1973 e abriu, no Rio de Janeiro, a Sky Light Cinema Foto Art Ltda., que teve importante papel na produção e distribuição de filmes no país naquele período. Tornou-se diretor de comentários, diretor de cinema e roteirista. Algumas de suas produções receberam vários prêmios, como o seu primeiro longa-metragem “Tormenta” e “Por incrível que pareça”. Após abandonar o cinema dedicou-se à televisão, fundando a Eco TV, de caráter educativo para os municípios de Paraty e Angra dos Reis. Mais tarde fundou a Rede Litorânea de TV Educativa, com emissoras em Macaé, Cabo Frio, Búzios e Barra da Tijuca. Também foi piloto de corrida, consagrando-se campeão brasileiro de Endurance GT em 2006. Dedicou-se à produção de vinho em Teresópolis. Teve cinco filhos de dois casamentos, e, no pouco tempo livre escreveu o romance “Os três cavaleiros do apocalipse”, lançado recentemente.

Em Santo André ele será sempre muito bem lembrado, por ter sido o mentor do IASA, Instituto Amigos de Santo André, que há 14 anos forma centenas de crianças e jovens em música. E também pelo charme e bem receber na Pousada Corsário, na beira do rio, que traz o seu retrato ao lado da foto do escritor Ernest Hemingway, mostrando a semelhança dos dois, ambos escritores e apaixonados pelo mar.   

Uberto Molo faleceu hoje no Rio de Janeiro. 

Fonte : Editora Labrador e pesquisa na Web