webDSC 1759

Desde 2012 o IASA - Instituto Amigos de Santo André – encerra o ano presenteando moradores e visitantes do povoado na orla norte de Cabrália com um espetáculo musical, fruto do resultado de muitos ensaios... Há alguns anos as apresentações eram em pequenos grupos, os menores com as flautas, depois os jovens com os violinos, houve um tempo dos violões, os instrumentos de percussão, e foi amadurecendo ao ponto de hoje se ter uma orquestra no palco. 

A programação do espetáculo que aconteceu na noite de 26 de dezembro no palco Edoarda Casadei do Centro de Convivência e Cultura, começou com os pequenos alunos de flauta doce fora da sede, com os núcleos parceiros (Assoc. de Pescadores de Sonhos em Ação de Santo Antônio, Escola Municipal do Guaiú e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Sto Antônio) interpretando a 9ª. Sinfonia de Beethoven e a cantiga popular Ovelhinha de Maria.  Na sequência vieram os violinistas iniciantes, alunos das professoras Bianca Santana e Kamymy Silva, apresentando Allegro, S Suzuki. Os alunos de cordas do professor Leandro Rodrigues deram continuidade com a Alla Rustica 1º e 2º movimentos, de Vivaldi; seguidos dos alunos de sopros do professor Mariston Alves, com A Pantera Cor de Rosa, de Henry Mancini, preparando para a apresentação da orquestra.

Formada por alunos dos professores Leandro e Mariston, a orquestra abriu com Trenzinho Caipira, de Heitor Villa Lobos, e deu sequência com um repertório de canções de sucesso, parte de trilhas de filmes consagrados como Toy Story, A Família Adams, A Bela e a Fera, Missão Impossível e Mamma Mia. Com 75 alunos nas apresentações, o IASA contou com 6 músicos convidados do ECOAR Bahia, uma instituição sem fins lucrativos de Porto Seguro com quem desenvolve uma troca de experiências culturais há alguns anos. 

Além das aulas na sede e as extensões em Santo Antonio e no Guaiu, o IASA através dos monitores Eva e João Antônio, ministra aulas de iniciação musical na Escolinha Maria Marta, em Santo André, atendendo crianças a partir de 2 anos. As inscrições para as aulas em 2020 estarão abertas a partir de fevereiro.  O IASA é uma instituição sem fins lucrativos e agradece a todos que colaboram para que a música seja uma força motivadora para crianças e jovens da orla norte de Cabrália.

webDSC 1770

 

webDSC 1771

 

webDSC 1774