fbpx

Santo André

HOME

KATZ CONSTRUÇÕES

Blog da Vila
por Léa Penteado

Antes de existir blogs, quando havia concurso de redação escolar, eu já escrevia. A curiosidade me levou aos 20 anos a ser repórter em uma editora de revistas e quando vi era jornalista. Portas foram abrindo e, além de centenas de reportagens contando fatos e histórias de anônimos e celebridades, escrevi um espetáculo para teatro, fui autora de pequenos seriados para a TV, argumento para um filme, três livros e, quando chegou o blog, descobri que podia ser contadora da minha própria história e o que tivesse no entorno. Escrevo por que é vital, é como respirar.

Noite de Vinhos

Hemerson Campos foi o anfitrião de um encontro especial na Adega e Restaurante Gaivota, recebendo Sandra Mallman, Supervisora de vendas do Norte e Nordeste da LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton), o primeiro grupo de luxo do mundo, acompanhada do enólogo François Hautekeur. De passagem pelo sul da Bahia, estão em missão de difundir as marcas de espumantes, champagnes, vinhos tranquilos e destilados do grupo francês.  Além de atuar no segmento de bebidos, agrega mais de 80 marcas em moda, perfumaria, relógios, joias e turismo como Christian Dior, Fendi, Givenchy, Guerlain, Stella McCartney, Kenzo, Mark Jacobs, Bulgari, Hublot, Tiffanys, os hotéis Belmond, Bulgari Resorts e Maisons Cheval Blanc e os iates de luxo da Royal Van Lent Shipyard e Princess Yachts.

Vila de Santo André foi escolhida para realizar esse encontro tanto pela representatividade e qualidade dos produtos da Adega Gaivota, como também por ter uma parcela do seleto público que consome estes produtos. O encontro para degustação e apresentação dos vinhos começou com o Whispering Angel, referência mundial do rosé da Provence, feito de Grenache, Cinsault e Rolle (Vermentino). Criado por Sacha Lichine, o vinho veio com a proposta de ser o maior rosé do mundo, introduzindo novas técnicas de vinificação, revolucionando os estilos de rosés produzidos nesta região. O Terrazas de los Andes Reserva Sauvignon Blanc, foi a segunda degustação do vinho elaborado nos Andes, combinando uvas de dois vinhedos das regiões vinícolas argentinas de Gualtallary e El Peral, no Vale do Uco. Na sequência, da mesma região, o Rosé Terrazas de Los Andes Reserva Malbec, proveniente de uvas cultivadas organicamente.

E, para fechar a noite, o primeiro espumante brasileiro com certificado em viticultura (voltada para o cultivo da videira) sustentável, o Chandon Pinot Noir. A Chandon é a primeira vinícola brasileira de espumantes a ter esse certificado para o vinhedo de 120 hectares na cidade de Encruzilhada do Sul na Serra das Encantadas. Chandon também é o espumante mais consumido no Brasil e para os apaixonados pode ser encontrado em 10 tipos, do Brut ao Moscatel.

Sobre o enólogo visitante, François Hautekeur, uma ótima história e boas conversas. Engenheiro mecânico por formação, trabalhou na área por 8 anos, até que, em 2001, decidiu seguir sua paixão pelo vinho. Diplomado enólogo pela Universidade de Toulouse em 2003, na primavera do ano seguinte ingressou na Maison Veuve Clicquot como enólogo do departamento de Comunicação de Vinhos. Entre as suas muitas e deliciosas historias entre vinhos está a aventura em 2010, quando gerenciou o dossiê técnico e midiático das garrafas de Veuve Clicquot encontradas no Mar Báltico que estavam submersas desde o século XIX, lhe permitindo degustar todas as 47 garrafas de Veuve Clicquot. Após quase 9 anos na Maison Veuve Clicquot, em Reims, na França, foi nomeado Gerente da Comunicação Enológica do Brasil em janeiro de 2013.

Com o impacto do coronavírus, em 2020 criou a série “Confinados com Fineza” no YouTube, para divulgar as Maisons do grupo em 30 episódios e interagir com os consumidores durante a quarentena. Segundo os entendidos no mercado de luxo, a pandemia foi responsável pelo aumento do consumo de vinho em todo o país.

 

Na foto, da esquerda para a direita, Juliana e Danillo Amaral da Pousada Maroca e do restaurante Maroca Praia, Rúben Leme, diretor do Campo Bahia e Vila Angatu, Edson Amorim responsável pela área de A&B do Vila Angatu Eco Resort,  Eduardo Maré da Barraca Maré em Arraial D`Ajuda, Raimundo Medeiros, do Porto Food, Sandra Malmann, François Hautekeur e o anfitrião Hemerson Campos…