Era uma vez um menino que nasceu em Porto Seguro, aprendeu a cozinhar acompanhando a avó, Dona Maroca, a mãe Marta e o pai Ednaldo mexendo nas panelas, se tornou um chef premiado, mas a história não termina aí. Bem antes disso, o menino chamado Danillo, sonhou com Turismo e Administração de Empresas, cursou duas faculdades até o 7º período e trancou as matrículas. Talvez a memória da “carne mal assada” que a avó fazia (receita abaixo) o levou a desejar conhecer ainda mais o mundo da gastronomia e, entre as ofertas para uma boa formação nas proximidades do sul da Bahia, estava a Universidade de Vila Velha, no Espírito Santo.
E foi assim que tudo começou. Construiu no Espirito Santo uma carreira com premiações – Chef Revelação 2015, Chef do Ano 2016 e 2017, Embaixador da Gastronomia no Brasil em 2018 – e junto com a mãe a chef Marta Pinto, desenvolveu em 2019 o projeto para o Restaurante Maroca Praia. A proposta era oferecer um restaurante pé na areia e colocar o povoado de Santo Antônio no mapa do turismo da Costa do Descobrimento. E não é que conseguiram? No ano da abertura conquistaram o 1º lugar no Festival da Lagosta e o sucesso só foi aumentando.
Em 2021, depois da pandemia resolveu voltar para a Bahia. Casado com Juliana, um filho pequeno, pensaram o quanto seria mais saudável ver Pedro crescer solto, pé no chão, como ambos foram criados. Marta já estava projetando um outro restaurante, o Sabores do Santuário, no mesmo povoado, e Danillo foi assumindo o Maroca Praia, se destacando nas feiras gastronômicas da região. Em dezembro de 2023 recebeu o prêmio da Melhor Moqueca da Bahia num concurso realizado em parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo do Estado e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. O troféu Dendê de Ouro está bem exposto no Maroca Praia ao lado dos outros tantos.
Mas o Turismo e a Administração de Empresas ainda estavam em seu radar, quem sabe algum dia teria uma pousada e, como o universo conspira com os que sonham, há pouco mais de um mês lhe foi oferecido o arrendamento da tradicional Pousada Victor Hugo. O proprietário, um alemão que vem ao Brasil algumas vezes por ano, o procurou por indicação de amigos, foi conhecer o Maroca Praia e fez a proposta. A primeira resposta foi negativa. Pensava sim em ter uma pousada de charme, pé na areia, expandindo a marca Maroca, mas ainda não era o momento. O proprietário insistiu, Danillo refletiu com as suas bases, conversou com a sua consultora do Sebrae e aceitou o desafio. Hoje se prepara para dar vida à Maroca Pousada de Charme, correndo contra um tempo para restaurar a estrutura da pousada com tantas histórias, esperando no fim de semana do Dia das Mães estar com as portas abertas.
O objetivo é manter a essência como a Pousada Victor Hugo foi criada, com uma cozinha de qualidade num cardápio compacto, o bar revitalizado como ponto para boas conversas e drinks autorais, o bom serviço de praia e o que foi incorporado nos últimos anos, o forno para as pizzas sempre ligado após às 19hs. Além disso, um tratamento sob medida para cada hóspede e o bem receber aos visitantes de passagem pelo povoado… Danillo, marido de Juliana com quem divide a gestão dos negócios e juntos aguardam um bebê para fim de outubro, mas que também é pai de Gustavo de 20 anos e de Pedro com 3, apesar da pressão, está vivendo um dos melhores momentos de sua vida. Atuando nos dois empreendimentos distantes 7kms, o Maroca Praia com equipe constituída e a Maroca Pousada de Charme constituindo equipe e restaurando a estrutura, com seu alto grau de exigência, sabe que é apenas o começo de outros planos para a marca Maroca. E por falar em Maroca, segue a receita da avó, inspiradora de todo este movimento.
Receita do “mal assado” da vovó: uma peça de carne (colchão mole) temperada com alho, cominho, colorau e sal, deixar marinando por 24 horas. No dia seguinte, selar a carne na frigideira quente, 5 minutos de cada lado e, na crosta que ficou no fundo, cozinhar pedaços grandes de cebola, pimentões (amarelo e vermelho) e tomates, até se transformar num molho para cobrir a carne. O resto é o prazer de saborear com a família em torno da mesa…
Cláudia Schembri fotografou Juliana e Danillo na Maroca Pousada de Charme
As demais fotos são do acervo pessoal