Santo André

HOME

KATZ CONSTRUÇÕES

Blog da Vila
por Léa Penteado

Antes de existir blogs, quando havia concurso de redação escolar, eu já escrevia. A curiosidade me levou aos 20 anos a ser repórter em uma editora de revistas e quando vi era jornalista. Portas foram abrindo e, além de centenas de reportagens contando fatos e histórias de anônimos e celebridades, escrevi um espetáculo para teatro, fui autora de pequenos seriados para a TV, argumento para um filme, três livros e, quando chegou o blog, descobri que podia ser contadora da minha própria história e o que tivesse no entorno. Escrevo por que é vital, é como respirar.

O Novo Gaivota

Em 1986, surgiu no centro de Santo André uma pousada com um pequeno restaurante com fogão à lenha que atendia apenas aos hóspedes. A Gaivota, criada por Ana Pessoa, cresceu ao longo dos anos, o restaurante se tornou referência para turistas e moradores, até setembro de 2023 quando, depois de dois meses de obra, surgiu de cara nova administrado pelo empresário Hemerson Campos. O espaço foi remodelado, ganhou novo mobiliário, cardápio, recebeu uma adega charmosa, sem perder o incrível visual para o rio João de Tiba.

A história do Hemerson com o sul da Bahia começou em 1999 quando saiu de São Domingos, no norte do Espírito Santo e chegou em Eunápolis para se associar ao cunhado numa empresa de distribuição de alimentos. Traziam caminhões com arroz e feijão, tinham um público certo. Somaram a distribuição de carnes e cereais, mas não demorou para perceberem que Porto Seguro crescendo no turismo, tinha uma lacuna para atender o público mais sofisticado que buscava por importados. A virada da chave se deu quando começaram a oferecer trufas e pistache e, na sequência, vieram as massas italianas e as bebidas. Primeiro com o nome de Porto Mix, depois como Porto Import, se tornaram a 14ª importadora do país. Pioneiros, entre outras conquistas foram a maior vendedora da vodka Absolut na Bahia.

O ano passado a Porto Import foi vendida e Hemerson levou um tempo refletindo em qual segmento investir. A orla norte de Santa Cruz Cabrália ele já conhecia. Há muitos anos adquiriu uma área à beira do rio Santo Antônio que deu o nome de Rancho Villa Bahia. A princípio era um refúgio para relax e pescarias, com uma boa cozinha aonde podia exercer seus dotes culinários. Construiu alguns confortáveis chalés e a abrangência de relacionamentos e amizades de sua mulher, Vanessa Mendes, tornou-se um disputado ponto de estadia para quem busca uma experiência diferente. Um empreendimento orgânico, construído com aproveitamento de madeiras, pé na areia com todo conforto, à beira de um belo rio, tem encantado muitos, inclusive celebridades que ali encontram total privacidade.

O conhecimento do sul da Bahia, os eventos que realizou em Trancoso aonde morou, a boa parceria com o trade turístico, o levaram a olhar a orla norte de Cabrália com atenção. E, mesmo sendo bom cozinheiro, não se sentia o suficiente para assinar a cozinha de um restaurante, mas decidiu empreender na área e arrendou o Gaivota. Mais do que um restaurante com uma boa marca, trouxe também um pouco do muito que conhece de importados com a Adega Gaivota. De massas aos enlatados, vinhos das melhores marcas e variedade de destilados, chocolates artesanais, é uma parada quase que obrigatória para quem passa por Santo André. Para compor a cozinha, trouxe a consultoria dos chefs Wladimir Umezul, responsável pelo restaurante El Gordo em Trancoso, e do chef Alex Moto, e juntos prepararam o cardápio e a equipe da região, prontos para atender 6 dias na semana, das 12 às 22hs.

Em seu primeiro verão como empresário em Santo André o resultado foi melhor do que o esperado, mas ainda tem desafios como a dificuldade de mão de obra, a travessia da balsa que é limitador para algumas pessoas e a baixa estação, um fato totalmente novo para quem convivia com destinos turísticos consagrados, como Trancoso, Arraial D`Ajuda e Porto Seguro. “Importante respeitar os movimentos assim como as marés”, comenta Hemerson num final de tarde apreciando o visual do deck quando um arco-íris surgiu no mar. O homem que aprendeu a pescar ainda menino levado pelas mãos do tio Evilssio, sabe sobre contemplação, não se considera um somelier mas um conhecedor de vinhos, e sabe que há de se esperar completar um ano para entender melhor este novo empreendimento.