CASAS ALUGUEL
IMÓVEIS À VENDA
BOA MESA
HOSPEDAGEM
WELLNESS
REVISTA BACANA
CASAS ALUGUEL
BOA MESA
HOSPEDAGEM
À VENDA
WELLNESS
TRANSFER
Vila de Santo André, Santo Antônio e Guaiú têm o privilégio de estarem localizados em uma área de proteção ambiental. A APA de Santo Antônio percorre 23.000 hectares na faixa litorânea dos municípios de Santa Cruz Cabrália e Belmonte, entre a foz do rio João de Tiba e a foz do rio Jequitinhonha, e tem o objetivo de garantir a preservação dos recursos naturais. O clima é quente e úmido e as praias se estendem por toda a costa, local de rara beleza e grande fragilidade ambiental, que abriga grande diversidade de espécies da fauna e flora. A APA de Santo Antônio apresenta ecossistemas de grande importância: Mata Atlântica, restinga, várzea, mata ciliar, brejos, manguezais e recifes.
Como animais migratórios, as tartarugas se deslocam desde os trópicos até as regiões subpolares, transferindo energia entre ambientes marinhos e terrestres. São consideradas verdadeiras engenheiras do ecossistema devido à sua influência e ação sobre os recifes de coral, bancos de grama marinha e substratos arenosos do fundo oceânico, e em Santo André elas têm tratamento especial através do Projeto Maré.
Na primeira semana de outubro inicia a temporada de desova das tartarugas marinhas e Vila de Santo André é um dos locais favoritos. Desde 1998 existem ações e monitoramento no Sul da Bahia, incluindo a APA de Santo Antônio.
O Projeto Maré desenvolve ações de preservação das tartarugas marinhas e da restinga da praia de Santo André, além de ações de conscientização e educação ambiental. As tartarugas marinhas desovam à noite e colocam mais de 100 ovos de cada vez. Caso encontre ninhos e tartarugas, deixe-os tranquilos. Se quiser fotografar faça à distância e sem flash.
Já foram resgatados, em parceria com o IBAMA e CRA, dezenas não apenas de tartarugas marinhas mas também baleias, pinguins e outros pássaros. Se encontrar algum animal marinho em condição de perigo por favor avise ao Projeto Maré.