CASAS ALUGUEL
IMÓVEIS À VENDA
BOA MESA
HOSPEDAGEM
WELLNESS
REVISTA BACANA
SERVIÇOS E PASSEIOS
SERVIÇOS E PASSEIOS
CASAS ALUGUEL
BOA MESA
HOSPEDAGEM
À VENDA
WELLNESS
TRANSFER
Antes de existir blogs, quando havia concurso de redação escolar, eu já escrevia. A curiosidade me levou aos 20 anos a ser repórter em uma editora de revistas e quando vi era jornalista. Portas foram abrindo e, além de centenas de reportagens contando fatos e histórias de anônimos e celebridades, escrevi um espetáculo para teatro, fui autora de pequenos seriados para a TV, argumento para um filme, três livros e, quando chegou o blog, descobri que podia ser contadora da minha própria história e o que tivesse no entorno. Escrevo por que é vital, é como respirar.
Um virtuoso da Gastronomia brasileira. Sua jornada é influenciada por raízes familiares e memórias afetivas em torno da mesa. Assim o chef Viko Tangoda é apresentado aos que buscam seus serviços, como os realizadores das áreas vip do Camarote #1 no Carnaval do Rio de Janeiro, da Renault, Ferrari, Toyota, BMW e Willians, entre outras escuderias do Grande Prêmio da Fórmula 1. Em seus 35 anos como banqueteiro expert em atender grandes eventos, inaugurou este ano um restaurante em Santa Cruz Cabrália.
Totalmente ao acaso, Viko chegou com amigos para dias de férias e, num encontro em torno de uma mesa no restaurante italiano Trigo, na beira do cais, ficou tocado com a beleza e os poucos atrativos para os turistas. E foi assim que, com amigos (Grasi e Loredano Aleixo Junior, Elaine Camacho, Gregório Junior e Marcos Teixeira), começou a mudar o panorama. Compraram uma casa centenária em situação precária, mesmo sem saber o que fazer. O caminho foi natural: o local era perfeito para um restaurante, surgindo o “Seu Beira Mar”. O nome em homenagem ao filho de Ogum, um orixá dos cultos de matiz africana que tem em sua linha de trabalho o Caboclo Seu Beira Mar, uma boa história, misto de folclore com destaque na umbanda.
Autodidata, Viko aperfeiçoou os dons culinários que surgiram na infância com os almoços dominicais promovidos por suas avós – espanhola por parte de pai e japonesa por parte de mãe. Através do estudo, experimentações e pesquisas nas muitas viagens pelo interior do Brasil e em países como Tailândia, França, Portugal, Espanha México e Estados Unidos, foi afinando suas receitas. O resultado dessa trajetória pode ser percebido no cardápio do restaurante inaugurado no final de março, trazendo mais vida à parte do centro histórico de Santa Cruz Cabrália na casa de portas e janelas azuis na esquina da Praça Álvares Cabral. Com capacidade para até 50 pessoas, a decoração com mobiliário contemporâneo traz detalhes da região com muito bom gosto. A louçaria de qualidade pousa sobre o jogo americano artesanal, detalhes de sofisticação como a pequena luminária nas mesas, o conforto das cadeiras e um desfile de cestarias no teto. Para compor a equipe do restaurante, selecionou mão de obra local, criou um cardápio diversificado, utiliza os insumos da região explorando a diversidade dos frutos do mar, mas mantém o filé mignon e as massas.
Além do restaurante e dos eventos, Viko desenvolve um projeto social em São Paulo que começou em 2019 ao distribuir o excedente de caldo de feijão de um evento transformado em sopa às pessoas da região da Praça da Sé. Uma vez por semana ia para as ruas com sua equipe, algumas vezes até eram ameaçados. Com a pandemia em 2020 passou a fornecer marmitas para a Tenda Franciscana, espaço organizado pelo Senfras (Serviço de Solidariedade dos Franciscanos) distribuindo marmita a pessoas em situação de rua. As refeições pesam cerca de 500 gramas e levam feijão, arroz, carne vermelha ou branca e hortaliças com a preocupação de levar comida de verdade, nutritiva, elaborada com produtos de qualidade e dentro dos padrões sanitários. Ao longo desses anos já foram distribuídas perto de 700 mil marmitas.