Santo André

Blog da Vila
por Léa Penteado

Antes de existir blogs, quando havia concurso de redação escolar, eu já escrevia. A curiosidade me levou aos 20 anos a ser repórter em uma editora de revistas e quando vi era jornalista. Portas foram abrindo e, além de centenas de reportagens contando fatos e histórias de anônimos e celebridades, escrevi um espetáculo para teatro, fui autora de pequenos seriados para a TV, argumento para um filme, três livros e, quando chegou o blog, descobri que podia ser contadora da minha própria história e o que tivesse no entorno. Escrevo por que é vital, é como respirar.

A NATUREZA EM ARTE

Como um imã, Vila de Santo André atrai os artistas. Este é o caso de JP Accacio, um artista multimídia que produz trabalhos em fotografia, vídeo, som, instalações, performance e artes gráficas.

Há 5 meses morando no vilarejo, produziu a obra Bandeira-Planta , uma série que pertence à pesquisa da TOMADALaboratório Experimental Vivo, exibindo fotografias de espécies vegetais do sul da Bahia, posteriormente tratadas e montadas em diferentes padrões visuais. O resultado são impressões em tecido, com ilhoses que facilitam  pendurar nas paredes e florestar ambientes.  A proposta para esta série é produzir edições de arte impressa com valor bastante acessível, situadas no encontro entre arte contemporânea, design e decoração.

Sua pesquisa investiga as possibilidades de diálogo envolvendo elementos e tecnologias naturais e humanas, a coexistência entre diferentes meios e linguagens e a constituição da imagem sob o prisma da construção temporal, espacial e narrativa. Entre os principais temas de interesse de JP Accacio estão as relações entre o espaço e o audiovisual, os experimentos envolvendo elementos e paisagens do universo natural, o uso de equipamentos e tecnologias diversas e de épocas distintas e a confecção de trabalhos contendo técnicas híbridas.

JP Accacio tem participado de mostras individuais e coletivas no Brasil e exterior desde 2012 tendo obras exibidas em locais como Casa de Cultura do Parque, Memorial da América Latina, Museu de Arte de Ribeirão Preto, Paadman Projects, Pinacoteca de São Bernardo do Campo, Museu de Arte Osório Cesar, Espaço Cultural Correios Niterói, galerias de arte contemporânea e espaços independentes de arte. Já exibiu e apresentou seus trabalhos nos Sescs Santos e Campinas, Red Bull Station, FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica e Casa da Luz, dentre outros.

E agora também nas mais belas paredes de Santo André e seus arredores…

Mais sobre o artista em:

https://www.jpaccacio.com

https://www.instagram.com/jp_accacio