Santo André

Blog da Vila
por Léa Penteado

Antes de existir blogs, quando havia concurso de redação escolar, eu já escrevia. A curiosidade me levou aos 20 anos a ser repórter em uma editora de revistas e quando vi era jornalista. Portas foram abrindo e, além de centenas de reportagens contando fatos e histórias de anônimos e celebridades, escrevi um espetáculo para teatro, fui autora de pequenos seriados para a TV, argumento para um filme, três livros e, quando chegou o blog, descobri que podia ser contadora da minha própria história e o que tivesse no entorno. Escrevo por que é vital, é como respirar.

Ainda estávamos na pandemia quando um grupo de moradores de Santo André se reuniu para conversar sobre a importância da criação de uma brigada de incêndio. Fazia-se cada dia mais urgente uma providencia, já haviam voluntários atuando de forma improvisada, sempre prontos a combater os incêndios que surgiam nas matas, às vezes descendo a beira da estrada, pois as tragédias não avisam quando chegam.

O assunto foi se consolidando e, com a iniciativa de Rayssa Nunes, Maiko Vinhas e André Castilho, chegamos a esse momento com um curso para formação de uma Brigada de Incêndio na orla norte de Santa Cruz Cabrália tendo como base Vila de Santo André. Tudo se tornou possível num trabalho coletivo unindo empresários, moradores e a parceria estratégica do Corpo de Bombeiros do 6º Batalhão de Porto Seguro. Além das instituições AMASA – Associação dos Amigos de Santo André e o CCC – Centro de Convivência e Cultura.

O curso para a formação de brigadista começou dia 25 e irá até o dia 29, tem 39 participantes residentes em Santa Cruz Cabralia, sendo 11 mulheres e sete indígenas da Aldeia Txag rú mirawé, de Coroa Vermelha. O objetivo é preparar voluntários para atuarem em situações de emergência, como incêndios florestais e desastres urbanos, além de conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção.

A abertura do curso dia 25 foi feita pela medalhista olímpica Magic Paula, moradora de Santo André, que hoje atua como palestrante motivacional e defensora de iniciativas comunitárias, relatando a importância do trabalho em equipe. Contou também com o Major Enrico, do Corpo de Bombeiros, acompanhado de militares especializados no combate a incêndios florestais, representantes do PrevFogo IBAMA Pataxó, do prefeito eleito de Santa Cruz Cabrália, Girlei Lage e seu vice Cláudio Xêpa, e a mobilizadora estadual da Visão Mundial na Bahia, Rita de Cássia Santana que conta com apoio da USAID.

Para a realização desta formação foram importantes os seguintes apoios: Casa Oribá que hospedou a equipe do Corpo de Bombeiros, Ponta de Santo André, Vila Angatu Eco Resort, Restaurante Gaivota e Restaurante João de Tiba.  Os custos do almoço dos voluntários  partiram de doações recebidas de moradores (no total de R$ 2.346,00) e também do Inema, por meio da gestora da APA Tita Vieira, colaborando em todas as ações que se referem a APA de Santo Antonio.

Uma homenagem especial à memória a Antonio Ormundo, morador de Santo André, brigadista formado, entusiasta na criação da brigada, falecido recentemente.

Começamos a nos preparar para o verão e foi dado um grande passo…