CASAS ALUGUEL
IMÓVEIS À VENDA
BOA MESA
HOSPEDAGEM
WELLNESS
REVISTA BACANA
SERVIÇOS E PASSEIOS
SERVIÇOS E PASSEIOS
CASAS ALUGUEL
BOA MESA
HOSPEDAGEM
À VENDA
WELLNESS
TRANSFER
Antes de existir blogs, quando havia concurso de redação escolar, eu já escrevia. A curiosidade me levou aos 20 anos a ser repórter em uma editora de revistas e quando vi era jornalista. Portas foram abrindo e, além de centenas de reportagens contando fatos e histórias de anônimos e celebridades, escrevi um espetáculo para teatro, fui autora de pequenos seriados para a TV, argumento para um filme, três livros e, quando chegou o blog, descobri que podia ser contadora da minha própria história e o que tivesse no entorno. Escrevo por que é vital, é como respirar.
Em 2007, como secretária de cultura de Santa Cruz Cabrália, assisti a formatura de uma brigada de incêndio florestal. Recém-chegada de grandes centros urbanos, começava a compreender, na prática, o que significava viver em uma área de proteção ambiental. Naquele dia, diplomas e equipamentos foram entregues com entusiasmo, mas, na gestão seguinte, o assunto rapidamente caiu no esquecimento.
Em 2018, sob uma nova administração, houve uma tentativa de reestruturar a brigada, impulsionada pelo interesse de alguns integrantes. Infelizmente, o esforço não se concretizou.
Foi, mais uma vez, a urgência que mobilizou. Diante das recorrentes ameaças ambientais, um grupo de moradores de Santo André decidiu se unir nessa difícil missão. Com apoio do projeto Nordeste pela Resiliência Climática, do 6º Batalhão de Bombeiros Militar (6º BBM), do Centro de Convivência e Cultura – Santo André e da AMASA (Associação dos Amigos de Santo André), 32 brigadistas foram capacitados. Desde então, atuam voluntariamente em toda a orla norte de Santa Cruz Cabrália, comprometidos com a preservação do meio ambiente. Combatem incêndios florestais e participam das ações de enfrentamento às enchentes que, não raro, assolam o povoado.
A criação da Brigada Voluntária – Toni Ormundo nasceu como um mecanismo de prevenção para as áreas mais vulneráveis próximas à comunidade, ampliando a participação popular na busca por soluções para os problemas ambientais. A iniciativa alia saberes tradicionais às técnicas modernas do Manejo Integrado do Fogo.
O nome da brigada homenageia Toni Ormundo: repórter fotográfico, socioambientalista, instrutor de caiaque e morador da Vila de Santo André, falecido em agosto de 2024. Toni integrou a primeira turma de brigadistas em 2007 e deixou um legado que inspira a todos.
O Centro de Convivência e Cultura, a AMASA e a Bem-te-vi Diversidades são parceiros fundamentais na manutenção da brigada.
Para conhecer mais sobre esse trabalho essencial, siga: @brigadasantacruzcabralia.
Fotos : divulgação
Especial para Revista Bacana