CASAS ALUGUEL
IMÓVEIS À VENDA
BOA MESA
HOSPEDAGEM
WELLNESS
REVISTA BACANA
SERVIÇOS E PASSEIOS
SERVIÇOS E PASSEIOS
CASAS ALUGUEL
BOA MESA
HOSPEDAGEM
À VENDA
WELLNESS
TRANSFER
Antes de existir blogs, quando havia concurso de redação escolar, eu já escrevia. A curiosidade me levou aos 20 anos a ser repórter em uma editora de revistas e quando vi era jornalista. Portas foram abrindo e, além de centenas de reportagens contando fatos e histórias de anônimos e celebridades, escrevi um espetáculo para teatro, fui autora de pequenos seriados para a TV, argumento para um filme, três livros e, quando chegou o blog, descobri que podia ser contadora da minha própria história e o que tivesse no entorno. Escrevo por que é vital, é como respirar.
A história de Lara Mascarenhas
Era uma vez uma menina que nasceu em Salvador e cresceu moldando sonhos com barro numa fazenda no Vale do Jequitinhonha. Fazia bonecas, casinhas e bichos que a mãe queimava no forno a lenha. Nesse encantamento, criava também colares e pulseiras para se enfeitar.
Na adolescência, passou a montar e vender bijuterias de miçangas. Depois, trabalhou com pedras e metais banhados a ouro e prata. Até que, aos 19 anos, decidiu criar suas próprias joias — e o barro voltou às suas mãos.
Lara Mascarenhas vive e respira cerâmica. Em 2008, já pós-graduada em História e com formação em Arte, reencontrou suas raízes no povoado do Guaiú, em Santa Cruz Cabrália, sul da Bahia. Criou ali seu ateliê, desenvolveu o projeto Joias da Terra e, em 2014, foi reconhecida com o Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios, como microempreendedora individual.
A marca Joias da Terra — biojoias de cerâmica feitas à mão, uma a uma, na ponta dos dedos, com design único e exclusivo — justificou o prêmio.
Sua arte ganhou projeção nacional com participações nos programas É de Casa (Rede Globo) e Boa Sorte, Viajante (TV Brasil). Atualmente finalizando o mestrado na UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia), com foco nos processos artísticos e a comunidade, Lara ainda encontra tempo para compartilhar seu saber nas oficinas de cerâmica que realiza em seu ateliê.
Essas oficinas agora começam a ser levadas também para hotéis e pousadas da região, oferecendo aos hóspedes uma experiência única: colocar as mãos no barro e criar, em três horas de aula, sua própria peça. O barro é colhido na região e proporciona ao viajante uma vivência inesquecível. Após serem queimadas, as peças são enviadas pelo correio — mas as memórias não estarão apenas nas fotos.
Quem quiser viver essa experiência no sul da Bahia pode entrar em contato com Lara Mascarenhas pelo telefone (73) 99841-1780 ou pelo Instagram @joiasdaterra. http://www.joiasdaterra.net