Santo André

Blog da Vila
por Léa Penteado

Antes de existir blogs, quando havia concurso de redação escolar, eu já escrevia. A curiosidade me levou aos 20 anos a ser repórter em uma editora de revistas e quando vi era jornalista. Portas foram abrindo e, além de centenas de reportagens contando fatos e histórias de anônimos e celebridades, escrevi um espetáculo para teatro, fui autora de pequenos seriados para a TV, argumento para um filme, três livros e, quando chegou o blog, descobri que podia ser contadora da minha própria história e o que tivesse no entorno. Escrevo por que é vital, é como respirar.

Retorno à Essência

Um Chamado para Reencontrar o que Nunca se Perdeu

**“Há um tempo em que a alma sussurra.
Ela não grita, mas insiste.
No meio do dia, da rotina, dos papéis — algo dentro de nós chama.
Chama por vida, por sentido, por verdade.
Chama por nós mesmas.

Este é um chamado para mulheres que sabem sem saber.
Que sentem que algo delas mesmas ficou esquecido.
E que agora está na hora de voltar.
Não para o passado, mas para a origem.
Para a Essência.”**

Assim foi o convite para o retiro Retorno à Essência, que aconteceu de 26 a 29 de setembro, na Vila de Santo André. Um encontro exclusivo e profundo, reunindo 11 mulheres, conduzido por Danny Bueno e Luana Rosa, com foco em autoconhecimento e bem-estar.

“Entre o silêncio, o sagrado e o corpo presente, guiaremos uma travessia de volta àquilo que nunca se perdeu — apenas adormeceu.”

As participantes chegaram após uma madrugada de ventos, como se a natureza tomasse para si a responsabilidade de limpar os caminhos… O dia seguinte amanheceu nublado, mas logo o sol se abriu e permaneceu até a despedida no domingo.

Um retiro incomum.
“Um espaço vivo de escuta, presença e reencontro.”

As vivências, práticas e experiências terapêuticas, energéticas e meditativas conduzidas ao longo do retiro se tornaram ainda mais potentes por acontecerem em um local muito especial: a Pousada Colmeia.

A pousada é, literalmente, pé na areia. O terreno de 3.500 m² abriga a Mata Atlântica preservada, com construções sustentáveis: painéis de energia solar, sistema de saneamento com biodigestores, paredes pintadas com tinta de barro e telhados de piaçava feitos artesanalmente. As plantas nativas foram mantidas e outras 200 mudas de árvores frutíferas e nativas foram plantadas, formando uma pequena agrofloresta.

A anfitriã, Carla Mott Ancona, deixou São Paulo há cinco anos para realizar o sonho de vida que hoje é referência na região — e fez toda a diferença neste retiro.

O cardápio foi cuidadosamente elaborado em sintonia com o processo do retiro, oferecendo uma alimentação vegetariana saudável e equilibrada, com criativas e variadas opções de grãos, legumes, hortaliças e frutas. Toda a produção foi caseira, incluindo pães, bolos e doces preparados com muito carinho.

“Tudo o que procuramos já habita em nós.
No silêncio, no círculo e na entrega, reencontramos o essencial.”

O Retorno à Essência proporcionou às participantes uma profunda reconexão:

  • Consigo mesmas
  • Entre elas, no sagrado círculo feminino
  • Com o Todo, que pulsou em cada respiração

A qualquer momento, elas podem retornar — em novos encontros ou em outros grupos.
Porque Vila de Santo André é, por si só, um destino de bem-estar.