fbpx

Santo André

HOME

REVISTA BACANA

Blog da Vila
por Léa Penteado

Antes de existir blogs, quando havia concurso de redação escolar, eu já escrevia. A curiosidade me levou aos 20 anos a ser repórter em uma editora de revistas e quando vi era jornalista. Portas foram abrindo e, além de centenas de reportagens contando fatos e histórias de anônimos e celebridades, escrevi um espetáculo para teatro, fui autora de pequenos seriados para a TV, argumento para um filme, três livros e, quando chegou o blog, descobri que podia ser contadora da minha própria história e o que tivesse no entorno. Escrevo por que é vital, é como respirar.

TEMPEROS DE CABRÁLIA

A 2ª. edição do festival gastronômico “Temperos de Cabrália” tem como tema “Sabores que vêm das águas – Culinária de tradição” e acontece de 18 a 24 de julho em 30 estabelecimentos de Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia. Os bairros de Coroa Vermelha, Centro, Santo André, Santo Antonio e Guaiú estão representados competindo nas categorias prato principal, sobremesa e drink.

A abertura do evento ocorrerá com uma mostra cultural e gastronômica nos dias 18, 19 e 20 de julho com Cozinha Show, Cozinha Kids e estruturas de barracas para comercialização de alimentos e bebidas montadas na Praça Pedro Álvares Cabral, na beira do cais da cidade. Como atração especial a chef Kátia Barbosa, conhecida como a “Rainha da Comida Popular Brasileira” por transformar um dos pratos mais famosos do Brasil, a feijoada, em petisco, atualmente o bolinho mais copiado do país.

A orla norte de Santa Cruz Cabralia, Bahia é representada por estabelecimentos dos três bairros, Santo André, Santo Antonio e Guaiú, todos com ótimas opções, façam suas escolhas:

Santo Andre

Barraca da Santinha – Prato principal: Casquinha de siri com Farofa de coco e castanha de caju e raspa de limão. Sobremesa compota de abacaxi com maracujá, creme de chocolate branco e farofa crocante de biscoito. Drink: Campari, suco de laranja, água com gás e gin.

Cocada da Lete – Cocadas variadas;

Flor de Caju Restaurante (Campo Bahia Hotel) –  Prato principal: Grelhados ao Mar com polvo, camarão e lula grelhada, com purê de banana da terra, crocante de quinoa e bacon, vinagrete baiano, com óleo de gergelim e redução de tamarindo.

Flor de Tangerina – Drink: CaipSanta Cachaça, caldo de cana, suco de limão macerado, xarope de açúcar. Prato principal: Três unidades de acarajé e três unidades de abará, podendo ter ou não camarão.

João de Tiba Píer Lounge – Prato principal: Filé de peixe com legumes salteados acompanhado de farofa de aratu e purê de batata roxa. Drink: cachaça capovale, tangerina, leve toque de sal grosso, xarope de açúcar, Ramazzotti Rosato e copo com borda de açúcar mascavo e melaço.

Luz de Minas Bistrô e Buffet – Prato principal: Cuscuz com mix de frutos do mar, picados e flambados na cachaça; sobremesa: Brigadeiro de colher 65% Cacau com sorvete artesanal de Cupuaçu; drink Luz de Minas Spritz : melaço de gengibre, cravo e canela, mix de Aperol com espumante e sumo de laranja.

Maroca Pousada de Charme – Prato principal: Badejo grelhado com spaghetti ao creme de moqueca, crocante de coentro e vinagrete de biribiri e banana; sobremesa cocada mole com sorvete de tapioca; drink: Mojito Maroca rum, tangerina, xarope de tangerina, hortelã e água com gás.

Restaurante Araticum (Pousada Vila Araticum) – Prato principal: Camarão rosa ao creme de fruta pão com coentro maranhão e farofa de coco.

Restaurante Biri Biri – Prato principal: Peixe fresco do dia grelhado com purê de banana da terra de Barrolândia e vinagrete de biri biri da horta! Um prato muito local, que depende do peixe fresco pescado no dia, podendo ser: Dourado, Olho de boi ou Guaiuba.

Restaurante Gaivota – Prato principal:  Linguine com frutos mar (camarão, polvo, lula e lagosta); Drink de caju (feito com a fruta ) com vodka e canela maçaricada; sobremesa: Torta de chocolate meio amargo com calda de laranja e gengibre.

Vila Angatu Eco Resort – Prato principal: Nhoque de banana da terra, ao molho mediterrâneo (releitura), e polvo grelhado.

Santo Antonio

Barraca da Jane – Prato principal:  Moqueca de peixe, camarão VG, lula, polvo e lagosta, acompanha arroz, pirão e farofa crocante. Drink: CocoLoko servido no coco, preparado com vodka, água de coco, morango, massa do coco, leite condensado e maracujá. Entrada:  Coco Siri, casquinha de siri com farofa de coco e castanha de caju e raspa de limão.

Maroca Praia –  Prato principal: Polvo grelhado na manteiga de gengibre com arroz meloso de panceta defumada, tomate, farofa de beijú e bacon e aioli. Sobremesa:  bolo de laranja com calda quente de laranja e cointreau e sorvete de creme; Drink: Cachaça Matriarca prata infusionada com maracujá e pimenta dedo de moça, suco de laranja e melaço de cana de dendê.

Sabores do Santuário – Pato principal: Tilápia grelhada, purê de banana da terra, tomate cereja confitado, lâminas de alho, alcaparras ao molho de vinho e manteiga; Sobremesa: Doce de leite quente, farofa de castanhas, sorvete, lascas de queijo da canastra, pimenta do reino e flor de sal; Drink: Penicillin feito com Jack Daniels, água de mel, suco de limão e xarope artesanal de gengibre.

Guaiu

Restaurante Maria Nilza – Prato principal: Filé de peixe grelhado ao gengibre  com geleia de framboesa e arroz negro.

Temperos de Cabrália é uma realização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), co-realização do Sebrae, Senac e patrocínio da Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália e do Governo do Estado da Bahia.