fbpx

Santo André

HOME

Blog da Vila
por Léa Penteado

Chegou de mansinho. Primeiro veio uma foto. Fiquei olhando as minhas rugas em volta dos olhos, do pescoço, mas havia uma luz tão linda que me encantei… Apesar de nestes tempos atuais tirar foto não ser uma solenidade, com um celular tudo vai sendo registrado descontraidamente. E esta me tocou de forma diferente pois me mostrou como nunca, até então, tinha me visto… e gostei do que vi… Quando eu já estava acostumada com a minha imagem estática, o programa* começou. E com ele, as imagens em movimento… Foi quando me perguntei: quem é essa mulher que fala e gesticula ? 

Fórum MAPS 2022

Com o objetivo de contribuir para que Vila de Santo André (Santa Cruz Cabrália, Bahia) se torne uma referência em educação ambiental e em turismo mais sustentável e regenerativo, e possa servir de modelo para outras comunidades do Brasil e no mundo, acontecerá o 3º FÓRUM MAPS – REGENERAÇÃO JÁ! – Agir Local Pensar Global, de 12 a 18 de novembro em formato híbrido (presencial e on-line). 

O fórum 2022 foi inspirado no movimento tranquilo das ondas da praia de Jacumã e pensado por um coletivo de 12 mulheres, profissionais com formações e idades variadas, de diversas partes do país. A metodologia utilizada foi através da criação de um Centro de Práticas Sustentáveis e Regenerativas, buscando ampliar a visão de mundo das pessoas, valorizando seus saberes e trazendo o protagonismo para os moradores da região em quatro frentes: Crianças, Mulheres, Turismo-Mais-Sustentável e Agroecologia. Carla Mott Ancona, da MAPS, acredita que “cada indivíduo, grupo, corporação, cidade e país pode fazer diferença como agente de transformação, num mundo que é único para todos.

CRIANÇAS 

Cuidar é uma das forças do desenvolvimento regenerativo. E cuidar das nossas crianças é cuidar do nosso futuro, é cuidar do meio ambiente e do nosso planeta. A Oficina de Letramento Digital e Pertencimento, que foi realizada este ano será retomada a pedido das crianças. E, com especialistas de outros estados do Brasil, será criado um espaço de trocas, conversas e cuidados com as professoras das escolas municipais locais, tendo como foco a alfabetização. Local: Escola Municipal de Santo André.

MULHERES

Rodas de conversa, de partilhas, de cura e de dança. Nesta onda acontece a 2ª. Edição da oficina de Costura e Sustentabilidade para a Moda com a professora, designer e costureira, Natalia Borges e o Papo de Mulher para Mulher, com a fisioterapeuta Nidia di Paula e as facilitadoras Manuela Fonseca, Gabriela Gazzola, Dóris Reis e Kalisada Roberta. A ação será realizada na Escola Municipal de Santo André.

TURISMO

Como conciliar o turismo, principal atividade econômica da APA Santo Antonio, com a conservação da natureza trazendo o protagonismo para as comunidades locais?

Vamos conversar sobre as perspectivas do turismo mais sustentável no território, conhecer o que já está sendo feito para cocriarão de alternativas e soluções para um turismo que potencialize a vocação da região. Também serão oferecidas oficinas de capacitação em diversos serviços da cadeia produtiva do turismo, como para profissionais de restaurantes, camareiras, governança, recepção, finanças e formação de preço, em parceria com o SENAC e SEBRAE.

AGROECOLOGIA

Uma das mais importantes ferramentas para a regeneração, a agroecologia terá um curso ministrado pelo Prof. Dr. Walter Steenbock.  “A Arte de Guardar o Sol” é título do seu livro e nome do curso.  Aprender os padrões da Natureza através da observação, vivência e mutirões em Vila Santo André e no Território Indígena de Mata Medonha. Vivencias a comunidade Pataxó no extremo sul da Bahia, participando de seus rituais, da alimentação com o peixe na patioba e a dança awê. Uma experiência única e transformadora.

Confirmados para este ano as presenças da Secretaria Municipal da Educação de Santa Cruz Cabrália; da Gestora da APA Santo Antonio, Maria Cristina Vieira; de Alessandra Buonavoglia Costa-Pinto, professora e coordenadora no NUPEEA, responsável pelo Setor de Educação Ambiental da Assessoria de Sustentabilidade da UFSB; do Prof. Dr. Walter Steenbock, autor do livro “A Arte de Guardar o Sol”, entre outros.

As edições anteriores 2020 “Turismo, Eventos e Sustentabilidade” e 2021 “Regeneração Já – Um passo além da sustentabilidade” trouxe às discussões um elenco de peso, como o economista e ecologista Sérgio Bresserman, Mariana Grossi CEO do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), Ana Baez, presidente do Turismo e Conservação da Costa Rica, Oliver Hillel da Secretaria de Diversidade Biológica da ONU, Tania Consentino, presidente da Microsoft, o sócio ativista Ailton Krenak entre outros tantos nomes que compartilham do mesmo pensamento em relação ao turismo e meio ambiente.

A abertura do 3º FÓRUM MAPS – REGENERAÇÃO JÁ! – Agir Local Pensar Global será no dia 10/11, quinta-feira, a partir das 16hs no auditório da Casa de Cultura de Cabrália com um painel temático onde teremos a presença do Secretário Municipal de Turismo de Santa Cruz Cabrália, Paulo Cesar Magalhães, de Thaís Teodoro Guimarães Coordenadora Projeto Turismo + Sustentável da Conservação Internacional, de Cleiuodson Lage, Voluntário Aliança Futuri e Gestor RPPN Rio do Brasil e de um representante do Território Indígena Aldeia da Jaqueira. O evento será híbrido, com a possibilidade de participação presencial e online, uma vez que será transmitido.

A partir do dia 12/11, sábado, até o dia 18/11, o fórum terá as chamadas “Rodas de Conversa”, online, com especialistas de cada tema proposto, abordando aspectos conceituais e a sua prática em direção ao desenvolvimento regenerativo.

Também ocorrerão oficinas, rodas de conversa, vivências, mutirões, música e celebrações voltados para a comunidade e realizados conjuntamente com os atores, organizações e instituições do território.

Mais informações, agenda completa e inscrições aos cursos com vagas limitadas acesse https://www.maps.eco.br/forum-2022

Léa Penteado