fbpx

Santo André

HOME

Blog da Vila
por Léa Penteado

Chegou de mansinho. Primeiro veio uma foto. Fiquei olhando as minhas rugas em volta dos olhos, do pescoço, mas havia uma luz tão linda que me encantei… Apesar de nestes tempos atuais tirar foto não ser uma solenidade, com um celular tudo vai sendo registrado descontraidamente. E esta me tocou de forma diferente pois me mostrou como nunca, até então, tinha me visto… e gostei do que vi… Quando eu já estava acostumada com a minha imagem estática, o programa* começou. E com ele, as imagens em movimento… Foi quando me perguntei: quem é essa mulher que fala e gesticula ? 

Tem um vilarejo aqui

Foi com o texto abaixo publicado em seu Instagram que Rodrigo Hilbert se despediu da 15ª temporada do programa Tempero de Família, gravada entre dezembro e janeiro de 2021 em Vila de Santo André e seus arredores…

“Chegamos ao último episódio com uma Festa Pros Santos! Vou receber na minha cozinha a Dona D’Ajuda e Dona Nenzinha, bater um papo com a @leapenteado e preparar um Caruru, pipoca e bombocado tradicional. Tem forma melhor de finalizar uma temporada?

Quero dizer pra vocês que TEM SIM um vilarejo aqui. A região de Santo André, me recebeu de braços abertos para a gravação dessa temporada. Fui presenteado pelo amor, cuidado e carinho dos moradores da região.

Finalizo agradecendo a todos que passaram deixando um pouquinho do seu tempero aqui! OBRIGADO, OBRIGADO, OBRIGADO!!

Eiiita que eu choro, hein

Isso é TEMPERO DE FAMÍLIA – SANTO ANDRÉ, BAHIA: TEM UM VILAREJO AQUI!!!!”

A equipe da Sofá Filmes-GNT ficou hospedada na Pousada Ponta de Santo André e contou com apoio de vários profissionais da vila, desenvolvendo com isso uma relação muito afetuosa com a comunidade e praticamente todos se tornaram “locais”. Como pode ser visto nos episódios, Rodrigo circulou livremente de bicicleta, pescou nos mangues e no rio, andou de barco e de stand up paddle, foi na garupa de moto, e entre os tantos fatores especiais da vila é o fato de deixar as celebridades livres, vivendo a experiência de serem apenas simples visitantes.

O restaurante “Luz de Minas”, à beira do rio João de Tiba, foi escolhido pela produção para servir de cenário do programa. Para tanto realizaram uma obra temporária com a construção de uma cozinha em pleno salão, assim a beleza e o movimento natural do rio eram mostrados enquanto Rodrigo cozinhava. A temporada de “Santo André – Tem um Vilarejo Aqui” foi dirigida por Dandara Ohana com direção geral de Antonio Amancio  da Sofá Filmes, produtora responsável por todos os programas apresentados por Rodrigo Hilbert e também por sua esposa Fernanda Lima.

Tanto do ponto de vista de marketing como de auto estima, “Tempero de Família – Tem um Vilarejo Aqui” foi um presente para estimular ainda mais o turismo de Santa Cruz Cabrália, especialmente para a orla norte e chegou até Belmonte ao visitar uma fazenda de plantação de cacau. Cenários, personagens, historias, sabores e saberes de uma localidade com pouco mais de mil habitantes inserida numa área de proteção ambiental. 

Fotos: @marinabaggio_ @sofa.filmes

Para quem perdeu algum episódio, estão todos no Globoplay e foram assim divididos:   

 

1. Território Mata Medonha

Nesse episódio, Rodrigo conhece o Território da Mata Medonha e conversa com seus habitantes. Prepara paçoca de mandioca na patioba no vapor com carne seca, bolo de puba com goiabada e abacaxi envolto com caramelo de especiarias.

2. Maravilhas

Rodrigo visita a Fazenda Arimuguê. Conversa com a família Santana: André, Jean, D. Dolores e Sr. Hamilton. Prepara tilápia marinada, molho de pitanga, pão de mel e mais.

 

3. Vila Criativa

Rodrigo vai à Vila Criativa. Conversa com Miriam Silva, Aponé Andorinha Pataxó e com Beth. Prepara bobó de camarão com inhame, arroz frito, vinagrete de pimenta e mais.

 

4. No Tabuleiro da Bahia

Rodrigo conversa com Silvia, Linda e com Thiago Paixão, cozinheiros de mão cheia. Prepara grelhados de frutos do mar, nhoque de banana da terra, pesto de manjericão, delícia de graviola e uva.

 

5. Arte e Cultura

Rodrigo conhece o IASA, participa de roda de capoeira e na cozinha, faz carne de sol com pirão de leite, feijão verde de corda com bacon e mais. Lola França Pinto (coordenadora Iasa), João Antonio (professor), Hellen Matleide Alcantara (estudante) e Pinguim (professor de capoeira) 

 

6. Camping

Rodrigo conversa com Vera, Nelson e Tikiana. Cata bugigão e prepara massa com molho de bugigão, camarão e bacon, bolinho de peroá de vento, maionese de coentro e mais.

 

7. Cacau

Rodrigo visita a Fazenda Estrela do Sul e conhece as variedades de cacau e o processo de produção. Conversa com Eduardo Melo (Edu Cacau) e, prepara em sua cozinha, costela de porco marinada no suco de cacau e curry, batatas salteadas com alecrim e alho confit e mousse de caju com crumble de castanha de caju e mel de cacau.

 

 

8. Águas

Rodrigo conversa com Juliana e Vevé do Projeto Maré, com Jânio e Carlindo. Prepara moqueca de peixe, farofa de granola, bolinho de estudante com doce de leite e mais.

 

 

9. Mãos à Obra

Rodrigo conversa com Luiza, Otton e Roger. Prepara escondidinho de camarão, purê de abóbora e queijo coalho, salada fresca de coco com manga e pudim de leite com queijo.

 

 10. Festa pros Santos

Rodrigo conhece as cozinheiras Dona D’Ajuda e Dona Nenzinha famosas pelo caruru. Conversa com a jornalista Léa Penteado. Na cozinha, prepara caruru, pipoca e bombocado tradicional.

Léa Penteado